3 ERROS COMUNS NA GESTÃO FINANCEIRA EM ODONTOLOGIA - Odonto Finanças
Blog
Gestão Financeira
15
Jan
2020
3 ERROS COMUNS NA GESTÃO FINANCEIRA EM ODONTOLOGIA

3 ERROS COMUNS NA GESTÃO FINANCEIRA EM ODONTOLOGIA

Uma gestão financeira eficiente e prática é fundamental para o sucesso de  qualquer negócio, e com clínicas e consultórios odontológicos não é diferente. Assim, não cometer erros no gerenciamento da gestão financeira é igualmente importânte.

Abaixo listamos 3 erros comuns na gestão financeira de clínicas odontológicas. Boa leitura!
 

1 – Não separar as despesas pessoais das despesas da clínica:

Um dos erros mais comuns na gestão de uma empresa (sim! Sua clínica é uma empresa!) é não separar as contas pessoais das profissionais. Muitas vezes por comodidade o dentista/empresário utiliza a mesma conta para a movimentação financeira pessoal e da clínica. Esta prática confunde toda o planejamento financeiro, uma vez que fica quase impossível saber o que é dinheiro seu e o que é dinheiro e da empresa.

Você pode estar se perguntando: - Mas o dinheiro não é todo meu? Sim e não!

Sim, pois a clínica sendo sua o que é da clínica é seu. E não, porque este dinheiro está empregado na clínica, e até que ele se converter em lucro, deve permanecer com a clínica!

Toda empresa precisa ter um valor disponível em caixa para poder girar sua operação, este valor disponivél chamamos de CAPITAL DE GIRO, assim se você lança mão destes valores só porque estão disponíveis na sua conta particular/empresa, este valor poderá fazer falta para a operação diária da clínica.

O ideal é que você tenha uma conta para a clínica e outra para você, esta prática preservará a saúde financeira da empresa, assim como a melhorará a sua vida financeira também! 

 

2 – Não definir uma forma de remuneração para os sócios:

Outro erro comum na gestão financeira de uma clínica é não definir a remuneração dos sócios!

O hábito de "ficar com o que sobrou no fim do mês" provavelmente vai comprometer a saúde financeira da sua clínica. O ideal é definir previamente como será esta remuneração. Uma das opções é receber uma porcentagem do que cada sócio produziu ou definir um valor mensal fixo.

Outra questão importante é definir a data desta remuneração, assim você pode organizar o fluxo de caixa da clínica e organizar melhor sua vida financeira pessoal, evitando ficar realizando retiradas de valores no caixa da clínica.

Avalie o que será melhor para o andamento de sua clínica e defina o quanto antes o valor, a forma e a data de sua remuneração!

 

3 – Não registrar as operações financeiras da clínica:

Outro erro comum na gestão financeira de uma clínica odontológica é não registrar as operações financeiras. Uma rotina de lançamento destas operações é de extrema importância, pois permite que se conheça exatamente o total das receitas e das despesas, o que permite calcular os custos de cada procedimento, a lucratividade, a taxa de retorno, permite ainda definir uma estratégia de redução de custos, etc.

Tão importante quanto a rotina de lançamento é onde será lançado estes dados. Pode-se utilizar desde planilhas de computador, sistema de gestão informatizados e até mesmo o velho livro de caixa anotado a mão. Cada uma destas opções tem suas vantagens e desvantagens. É evidente que uma gestão financeira informatizada tem inúmeras vantagens quanto se comparado a anotar tudo à mão, uma vez que possuem inúmeros recursos que agilizam a gestão, o que é impossível de se conseguir usando um livro de anotações.

Em contrapartida, sistemas de gestão podem ser caros e muitas vezes os recursos que estes sistemas oferecem são padronizados e podem não atender uma demanda especifica.

 Por outro lado, planilhas eletrônicas tipo excel, requerem um conhecimento de informática um pouco mais avançado, mas permitem uma individualização maior, atendendo mais suas necessidades e também tem custos bem menores que os sistemas de gestão.

Gostou deste assunto?

Acesse o link abaixo e baixe o e-book sobre este tema!

https://conteudo.odontofinancas.com.br/c3

ODONTO FINANÇAS

Comente essa publicação

Fale conosco