3 PASSOS PARA IMPLEMENTAR UMA GESTÃO FINANCEIRA EM SUA CLÍNICA ODONTOLÓGICA - Odonto Finanças
Blog
Gestão Financeira
22
Jan
2020
3 PASSOS PARA IMPLEMENTAR UMA GESTÃO FINANCEIRA EM SUA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

3 PASSOS PARA IMPLEMENTAR UMA GESTÃO FINANCEIRA EM SUA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

Gestão financeira odontológica é um conjunto de ações e procedimentos que envolvem planejamento, analise da situação da sua clínica odontológica e tem objetivo de dar suporte ao gestor para tomar as decisões corretas no tempo certo e com isto, melhorar os resultados financeiros através do aumento do lucro.

Listamos aqui, 3 passos que consideramos importantes na implementação de uma gestão financeira odontológica eficiente e capaz de ajudar você a levar sua clínica odontológica ao próximo nível!

Boa Leitura!

1 – Organize seu fluxo de caixa;

O fluxo de caixa é essencial para o controle financeiro da qualquer empresa. Seu objetivo é manter toda a movimentação financeira, como entradas e saídas de valores, projetar as contas a pagar e a receber, necessidade de capital de giro, entre outras. É muito importânte que tudo fique muito bem documentado e seja fácil e prático a manipulação dos dados e ainda, que se possa extrair, deste conjunto de dasos, informações relevantes sobre a situação financeira da sua clínica odontológica.

 

2 – Estabelece uma rotina para a prática da gestão financeira em sua clínica;

A prática da gestão financeira odontológica merece dedicação e atenção por parte do empresário. Busque os conhecimentos necessários para exercer a função: prepare-se, obtenha e mantenha atualizados os conhecimentos que te ajudarão com seus objetivos na gestão financeira da clínica odontológica e estabeleça as rotinas para desenvolver esta tarefa: dedique algum tempo exclusivo para os lançamentos e análise dos dados, não perca o foco!

 

3 – Utilize a tecnologia para facilitar sua gestão financeira odontológica;

O registro das operações financeiras por si só não caracteriza uma gestão financeira odontológica eficiente, ele é o primeiro passo. Estes registros podem ser realizados em sistemas informatizados, em planilhas de computador e até mesmo a mão, no velho caderno de anotações financeiras.

Entretanto o fato de ter tudo registrado facilita, e muito, a localização destas informações, porem a gestão financeira odontológica vai mais além deste passo. Uma das análises financeiras mais utilizadas é a análise por índices. Dentre estes índices podemos destacar o índice de lucratividade da sua clínica odontológica, ou seja, quanto de lucro a empresa está obtendo mediante ao seu faturamento, a capacidade de pagamento, que é o quanto a clínica está apta a pagar seus compromissos, a taxa de retorno sobre o capital investido, o payback ou tempo que o seu investimento inicial vai retornar, etc.

Sendo assim, quanto mais informações você puder extrair dos seus registros financeiros mais preparado você estará para tomar as decisões certas nas horas certas. Tendo isto em vista, podemos concordar que extrair estes índices dos registros financeiros fica infinitamente mais fácil, rápido e com uma margem de erro bem menor do que faze-los à mão, ou seja, com caneta, papel e calculadora!

Assim, podemos concluir que para uma gestão financeira odontológica mais eficiente é muito importante contarmos com a ajuda da tecnologia, tanto com sistemas de gestão informatizados quanto com planilhas de computador tipo excel. Imagine obter todos estes índices de forma instantânea e poder visualizar tudo rapidamente, fazer comparações mês a mês e visualizar todas estas informações em gráficos! Um sonho? Não! A tecnologia te oferece tudo isto!

Avalie qual ferramenta melhor lhe atende e não perca tempo! Comece já a implementar uma gestão financeira odontológica eficiente em seu consultório ou clínica, é mais fácil do que você imagina!

Gostou deste assunto?

Acesse o link abaixo e baixe o e-book sobre o tema!

https://conteudo.odontofinancas.com.br/c4

ODONTO FINANÇAS

Comente essa publicação

Fale conosco