5 dicas de decoração para recepções de consultórios odontológicos - Odonto Finanças
Blog
Decoração e Designer de Consultórios
18
Nov
2020
5 dicas de decoração para recepções de consultórios odontológicos

5 dicas de decoração para recepções de consultórios odontológicos

A psicologia ambiental defende que o ambiente influencia diretamente no comportamento e nas sensações dos usuários, por isso a importância de se pensar qual a impressão você quer transmitir através do seu espaço comercial.

A recepção, por exemplo, é o primeiro contato que o cliente tem com o seu serviço e é nesse momento que ele identifica a personalidade, credibilidade e o cuidado do profissional, portanto, é importante que este espaço transmita além da seriedade, conforto, tranquilidade, higiene, também o seu estilo. Se você está pensando em montar o seu próprio consultório, está planejando uma reforma ou apenas algumas alterações, certamente as 5 dicas de decoração para recepções de consultórios odontológicos listadas abaixo vão lhe servir de inspiração.

  1. HUMANIZAÇÃO

Para iniciar as dicas cito uma das principais tendências de decoração, a humanização de ambientes. Ela nada mais é do que pensar e entender o perfil de quem vai ocupar aquele espaço, exercer a empatia e criar soluções que tragam bem-estar. Podemos materializar este conceito pensando nos mobiliários que vamos escolher, uma poltrona, ou até mesmo um sofá que remeta a uma sala de estar, na climatização, em um equipamento de sonorização ambiente, televisão, enfim, artifícios que proporcionam tranquilidade aos pacientes enquanto aguardam a consulta.

CLÍNICA DE CIRURGIA PLÁSTICA — Macro Arquitetos

https://www.macroarq.com/projetos/clinica-cirurgiaplastica-sorocaba-interiores-ccpc

  1. ILUMINAÇÃO

Normalmente é comum pensarmos em uma iluminação direta e branca nos locais de serviço, porém, as recepções permitem usar uma iluminação indireta e mais quente, que transmita sensações de conforto e elegância. Então opte por luzes de LED com a temperatura de cor de 3000k e, para completar, se necessário, utilize pendentes, luminárias de piso ou de mesa.

https://br.pinterest.com/pin/656540451910684464/

  1. CORES

Durante muito tempo remetemos locais ligados a saúde com cores brancas, verdes e azuis, porém, atualmente isso não é mais uma regra e você pode utilizar cores em tons de fendi, preto e cinza, que são tendências na decoração e transmitem elegância e personalidade ao seu ambiente. Uma outra observação é criar uma identidade visual para o espaço, algo que combine com a sua marca usando, por exemplo, a mesma paleta de cores utilizada na logomarca. Já as cores quentes que possam provocar agitação como o vermelho e o laranja é bom serem evitadas.

#light #dental #dramatic #healthcare

https://br.pinterest.com/pin/344736546482444627/?nic_v2=1a6bDldPn

  1. TEXTURAS E MATERIAIS

A combinação de diferentes cores, texturas e materiais é sempre uma boa ideia. Investir em móveis feitos sob medidas por exemplo, oferta amplas opções, além de proporcionar funcionalidade e a possibilidade de se ter um mobiliário único e de acordo com as suas necessidades. Marcenarias em tons amadeirados trazem aconchego e podem acompanhar outras texturas, pedras e papeis de parede.

Consultório 708 / Studio Carolina Brandalise,© Débora Zandonai

https://www.archdaily.com.br/br/949713/consultorio-708-studio-carolina-brandalise?ad_medium=gallery

  1. ADORNOS

Além do descanso visual, os adornos como quadros, objetos, livros, vasos de plantas, entre outros, proporcionam interesse e estimulam a imaginação dos pacientes, além de comporem a recepção. Quadros com paisagens, folhas ou imagens abstratas costumam ser uma opção fácil de acertar. É comum vermos diplomas e certificados pendurados nas paredes e isso não é um problema, desde que estejam atualizados e que sejam de cursos relevantes. É interessante também que possuam uma uniformidade e molduras iguais.

As plantas, vasos, jardins de inverno são uma alternativa, o verde das folhas traz vida e elegância, porém, demandam manutenção e cuidados diários. Caso esse cuidado não seja possível, as plantas podem ser substituídas por jardins permanentes.

CONSULTÓRIO — DUDA SENNA

https://br.pinterest.com/pin/9570217947773423/

Atualmente encontramos várias referências e inspirações na internet. Algumas alterações conseguimos até fazer de forma livre e espontânea, porém se você quer um consultório odontológico mais harmônico e que transmita as sensações que você realmente quer passar para seus pacientes, o auxílio de um profissional é essencial. Este irá ouvir suas expectativas e demandas, além de traduzi-las dentro das normas necessárias, da ergonomia e das tendências atuais. A decoração é um investimento e se faz tão importante quanto os serviços prestados, não hesite em contratar um arquiteto.

Sobre a autora

Camila Soraggi Cunha é Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG e Pós Graduanda no curso de Especialização em Sustentabilidade pela Universidade Federal de Minas Gerais/MG. Possui experiência na área de Design de Interiores e atualmente trabalha de forma autônoma e no escritório Chacon Arquitetura.

camilasoraggi@gmail.com

(31) 99156-5876

https://www.instagram.com/camilasoraggi.arquiteta/

https://www.instagram.com/chaconarquitetura/

Camila Soraggi Cunha

Comente essa publicação

Fale conosco