Biblioteca Odonto Finanças - CANVAS MODELO DE NEGOCIO
Modelo de negócio é a ferramenta pela qual uma empresa desenvolve a criação de valor para seu público. Realizar um modelo de negócio permite, à toda equipe, uma visão unificada de todos os elementos que constituem a empresa e ainda é o pontapé inicial para a confecção de um planejamento estratégico.
Neste livro, os autores propõem uma forma inovadora de ciar um modelo de negócio, dividindo a tarefa em 9 elementos que mostram de uma forma logica como uma empresa pode gerar valor aos seus clientes.
O primeiro segmento é o de clientes onde se define os diferentes grupos de pessoas que uma empresa busca alcançar e servir.
O segundo segmento é a proposta de valor que descreve os produtos e/ou serviços que criam valor para o segmento de clientes.
O terceiro segmento é o canal que descreve como a empresa se comunica com seus clientes para entregar sua proposta de valor.
O quarto segmento é descreve qual o relacionamento a empresa estabelece com o segmento de clientes.
O quinto segmento descreve as fontes de receita gerada pelos clientes da empresa.
O sexto segmento descreve os recursos mais importantes exigidos para fazer o modelo de negócio funcionar.
O sétimo segmento descreve as ações mais importantes que a empresa deve realizar para fazer funcionar seu modelo de negócio.
O oitavo segmento descreve a rede de parceiro e fornecedores que põem o modelo de negócio para funcionar.
E o nono e último segmento descreve os custos envolvidos na operação do modelo de negócio
Estes nove elementos do modelo de negócio, que os autores chamam de CANVAS DE MODELO DE NEGÓCIO é o queridinho pelas startups do mundo todo e utilizado por grandes organizações como a IBM, ERICSSON, ETC, permite descrever e manipular facilmente o modelo de negócio, permitindo acompanhar as mudanças intensas ocorridas nos dias atuais!
Facilmente adaptável a odontologia, permite a nos dentistas, uma visualização ampla do funcionamento de clínicas e consultórios odontológicos e assim, visualizar cada segmento de clientes, o valor gerado a cada um, a forma e o meio de contato que vamos estabelecer com cada um destes segmentos e a receita gerada por estes clientes. Ainda permite visualizar nossos principais parceiros, as atividades que temos que desenvolver para entregar valor aos clientes e a estrutura de custo para o funcionamento da empresa.
Fica então a dica do mês, um livro indispensável na biblioteca do gestor/dentista!
BUSINESS MODEL GENERATION, editora ALTA BOOKS (todo em português)
Até breve e um grande abraço
Silvério Cunha Veloso Ferreira – CEO do canal ODONTO FINANÇAS
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