METODO S.M.A.R.T.: estabelecendo e alcançando suas metas - Odonto Finanças
Blog
Gestão Financeira
24
Mai
2020
METODO S.M.A.R.T.: estabelecendo e alcançando suas metas

METODO S.M.A.R.T.: estabelecendo e alcançando suas metas

Em todas as fases da vida buscamos alcançar algo! Aprender a andar de bicicleta, entrar para a universidade, aprender um idioma novo, passar em um concurso, empreender, etc. assim, passamos boa parte do nosso tempo buscando alcançar algumas metas e por mais comum que isto pareça, está longe de ser uma tarefa fácil!

Ocorre que em muitas vezes não conseguimos alcançar os objetivo qque traçamos para nossa clínica odontológica e isto nos causa uma enorme frustação. Nestas ocasiões, somos geralmente, tomados por uma sensação de incapacidade, que nos leva a abandonar nosso objetivo! Mas porque isto acontece? Porque nem sempre conseguimos alcançar nossos objetivos?

Isto acontece principalmente, pela falta de uma estratégia clara, é necessário informação, estudo, método e o uso de alguma ferramenta, e uma delas é o método S.M.A.R.T..

Veja este exemplo: tenho uma meta de aumentar o faturamento da minha clínica odontológica! Observe o quanto é vago esta meta! A ausência de um prazo para sua conclusão, a falta de especificação da origem do recurso, deixa esta meta muito inespecífica e praticamente fadada ao insucesso.

O método S.M.A.R.T. é uma ferramenta que auxilia na definição das metas de uma forma clara, objetiva e com uma especificidade mais abrangente. A seguir temos um exemplo de uma meta utilizando o método S.M.A.R.T. : vou aumentar o faturamento da minha clínica odontológica em 20%, aumentando meu esforço de marketing digital, em 12 meses ! Observe a diferença. Neste último exemplo já está estabelecido um prazo, a maneira e o tamanho do crescimento para atingir a meta. Parece pouco, mas faz toda a diferença.

A ferramenta S.M.A.R.T. foi criada por PETER DRUCKER, professor, escritor, considerado pai da administração moderna. SMART é um acrônimo em inglês que significa: Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based. Vamos então separa-las e aprender como aplica-las a elaboração de metas!

SPECIFIC (especifico): refere-se à especificidade do objetivo, toda meta deve ser muito especifica e fácil de entender. (aumentar o faturamento da minha clínica odontológica);

MEASURE (mensurável): refere-se a como você saberá se aquela meta foi atingida. (aumentar 20%);

ACHIEVABLE (atingível): refere-se à capacidade que você tem de alcançar seu objetivo. As metas podem ser ousadas, porem deve-se avaliar a possibilidade de alcança-las. Metas inalcançáveis vão provocar frustações e desmotivação. (aumentando meu esforço em marketing digital);

RELEVANT (relevante): sua meta deve ter um certo grau de importância ´para que você permaneça motivado no objetivo de alcança-la. (O desejo de aumentar o faturamento);

TIME-BASED (tempo): toda meta deve ter um prazo para ser atingida, ou pode-se ficar adiando sua realização indefinidamente. (Em 12 meses);

A utilização do método S.M.A.R.T. para estabelecer metas e alcança-las vai ajudá-lo a progredir na sua carreira e melhorar a gestão da sua clínica ou consultório odontológico. E então? Qual será sua próxima meta?

ODONTO FINANÇAS

Comente essa publicação

Fale conosco