Blog
Papo com Especialista
14
Jun
2019
PAPO COM ESPECIALISTA entrevista LAURO GENTIL da GC Corretora de Seguros & Investimentos

PAPO COM ESPECIALISTA entrevista LAURO GENTIL da GC Corretora de Seguros & Investimentos

Nosso convidado desta edição é  Lauro Gentil Gomes Cândido CEO da GC Corretora de Seguros & Investimentos

Formado em Administração de Empresas pela PUC-Minas (2008) e Corretor de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar (2008), Life Planner da Prudential do Brasil Seguros de Vida S.A (2008-2015) e Sócio Proprietário da GC Corretora de Seguros & Investimentos (2016-2019). Atuando em Planejamento Financeiro Personalizado; Seguros de Vida, Seguro de Responsabilidade Civil; Seguro Viagem; Seguro Empresarial; Previdência Privada; Consórcios.

Contato:  Celular: 31-99363-3466 – E-mail: laurogentil@yahoo.com.br

ODONTO FINANÇAS  (OF) – Por que fazer uma previdência complementar?

LAURO GENTIL (LG) - A previdência privada complementar é uma necessidade de todos que desejam ter uma renda garantida na aposentadoria. A previdência privada complementar, como o próprio nome diz, é um complemento da aposentadoria pública (INSS). Ela é imprescindível no planejamento financeiro pessoal para manter a renda e o padrão de vida, em um dos momentos mais importantes, onde a maioria das pessoas perde a força para o trabalho.

O Brasil passa atualmente pela aprovação da Reforma da Previdência, o que atingirá todos os trabalhadores, seguindo um cenário mundial, onde o aumento da expectativa de vida, fez com que a maioria dos governos realizassem mudanças na aposentadoria pública de seus países, caso contrário, não conseguiriam honrar as aposentadorias no médio e longo prazo.

 

OF – Como planejar o valor e um previdência complementar para que se possa manter o mesmo nível de vida de quando se está na ativa?

LG - O ideal é que seja realizado um planejamento financeiro personalizado, com um profissional capacitado, onde serão levados em conta, várias situações e desejos do cliente, será analisada as receitas e despesas pessoais e familiares, minuciosamente, com isso,  pode-se chegar aos números necessários para atingir a Renda desejada na aposentadoria, mas também proteger a Renda atual em caso de eventualidades como a Invalidez, Doenças Graves, Afastamento do trabalho e Morte, na última situação, no caso do cliente possuir dependentes financeiros.

 

OF – Quais os riscos de se contratar uma previdência complementar?

LG - Quando se decide contratar uma previdência privada, ou fazer qualquer outro tipo de investimento, o ideal é que se busque um profissional qualificado e de confiança para ajudar na escolha dos melhores produtos, melhores Gestores de Fundos e as melhores e mais sólidas Seguradoras. É recomendado que se conheça o perfil do investidor, para que seja escolhido os tipos de fundos de Previdência conforme o perfil, podendo a pessoa ter um perfil Conservador, Moderado ou Arrojado. Cada fundo de previdência tem um gestor profissional que na apresentação e aprovação do fundo junto a SUSEP, informa em que tipos de Ativos irá investir, dentre outras informações importantes, que determinarão o perfil do Fundo de Investimento. A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é uma autarquia da Administração Pública Federal brasileira, com sede no Rio de Janeiro, responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil. um órgão do governo federal, o que traz tranquilidade ao investidor.

 

OF – Como funciona o sistema de previdência complementar?

LG - Funciona da seguinte forma, é determinado um valor de contribuição mensal, de acordo com o objetivo a ser alcançado, a idade da aposentadoria ou do recebimento do benefício, a tabela de imposto de renda (Progressiva ou Regressiva) e o tipo de plano mais indicado conforme o modelo da declaração do imposto de renda do investidor (PGBL OU VGBL), todas estas definições serão analisadas no Planejamento Financeiro Personalizado ou pelo profissional qualificado (Corretor de Seguros e Previdência) conforme as informações prestadas pelo investidor.

 

OF – O que devo considerar na hora de contratar uma empresa de previdência complementar?

LG - O ideal é que primeiramente se busque um profissional qualificado e de confiança (Corretor de Seguros e Previdência) para analisar as necessidades e objetivos e ajudar na escolha das melhores e mais confiáveis Seguradoras que possuam as melhores condições para atender os desejos investidor. Este profissional tem o conhecimento necessário para indicar as empresas e produtos que possuam a maior segurança e tranquilidade ao investidor.

 

OF – Pode-se trocar de administrador?

LG - Sim. A Previdência Privada é um produto muito flexível, o que permite que se troque de Seguradora e fundo de investimento conforme o desejo e a estratégia utilizada para cada investidor, algumas regras têm que ser seguidas, conforme regulamentação da SUSEP e regras de cada Seguradora.

 

OF – E se quiser para de pagar? Como fica a questão dos resgates?

LG - Como foi dito acima, a Previdência Privada é um produto muito flexível, o que permite a paralização, diminuição ou aumento das contribuições, sempre atendendo aos desejos do investidor. No caso do resgate, segue a mesma regra. É importante frisar que a Previdência Privada é um produto de investimento para médio e longo prazo, não sendo indicada para resgate com período inferior a 3 anos, para períodos de menores de investimentos, existem outros produtos mais indicados, por isso o Planejamento Financeiro personalizado é tão importante para o investidor, através dele são identificados as necessidades, desejos e quais os melhores produtos para atendê-los, de forma a maximizar os ganhos do investidor.

 

GOSTOU DESTA ENTREVISTA?

Deixe aqui seus comentários, críticas e sugestões!

Até a próxima!

ODONTO FINANÇAS

Comente essa publicação

Fale conosco